Brasil: Os encantos descontraídos de Trancoso

THE TELEGRAPH

“Há algo definitivamente relaxante sobre um lugarejo onde as lojas não abrem até as 3 da tarde porque é quando todos estão na praia. E isso acontece todos os dias da semana.

A deliciosa languidez de Trancoso, uma antiga vila de pescadores na costa da Bahia, Brasil, nos contagia desde o começo.

Mas embora tenha se desenvolvido de forma mais “sofisticada” e assim reconhecida – pelo menos entre os brasileiros – Trancoso manteve consideravelmente seu charme.

Ao longo de cada um de seus lados, às sombras das árvores, encontram-se casinhas coloridas e inúmeras tendas de artesãos, lojas e restaurantes, todos lindos de dia e de noite. Numa noite quente e clara, estávamos no Quadrado, de pé no escuro, com a lua e as estrelas acima, e luzes vindas das fachadas das lojas e das lanternas penduradas nas árvores. Tive um daqueles raros, quase irresistíveis sentimentos de perfeito sossego e bem estar.

Mas não é apenas o Quadrado – tudo sobre Trancoso é absolutamente esteticamente agradável. A jaca caída da árvore que agora alimenta quatro garotinhos que curtem seu dia; o homem conduzindo um jumento e sua carroça, empilhada de grama, em frente à barracos desbotados; a rapsódia em azul do céu e do mar na praia.”