Entrevista com o gerente geral do UXUA Casa Hotel em Trancoso

LUXURY TRAVEL MAGAZINE

“Membros da tribo indígena Pataxó – que deram ao UXUA esse nome maravilhoso – moram nesta reserva, à entrada de um parque nacional a 36km de Trancoso. Chamada de Reserva Indígena Barra Velha, 500 famílias pataxós chamam esse trecho de beleza natural da costa de lar, vivendo de sua agricultura, pesca e empenhos artesanais, demonstrando um estilo de vida provavelmente em evidência quando chegou a esta costa o primeiro Português. O Parque Nacional do Monte Pascual ostenta grande parte da espetacular e intocada Mata Atlântica que tornou a área renomada por sua beleza.

Com dois rios passando pelo pequeno vilarejo de Trancoso, a canoagem é um passa tempo ideal para os hóspedes do UXUA. Estes podem explorar a exótica vegetação nativa às margens dos rios, entrar em comunhão com a natureza e ainda se exercitar, tudo ao mesmo tempo. Para as almas mais aventureiras, o UXUA recomenda um passeio guiado que começa num trecho mais alto do rio e dura entre 1 ou 2 horas até a praia, equipados com capacete e remo.

Devido a seu tamanho e natureza acessível, bicicletas parecem feitas sob-medida para circular pelas ruelas e trilhas de Trancoso. A área ao redor do vilarejo também não é diferente, desde que você não se importe com as estradas de terra. Bosques virgens, rios, vista espetacular do vale e até mesmo deslumbres de vida local esperam por ciclistas em busca de um passeio em meio ao verde exuberante. Passeios guiados também estão disponíveis caso você esteja em um estado de espírito menos espontâneo.

Se você não estiver interessado em veículos de duas rodas, é possível explorar o local à pé. A região é rica em trilhas que cruzam rios e sondam as profundezas das matas, revelando aos visitantes a extensão da beleza natural que abrange o sul da Bahia. Essas caminhadas são normalmente acompanhadas de guias profissionais e podem incluir trechos sobre 4 rodas, caiaques, cavalgadas e qualquer outra coisa que possa intensificar a experiência do passeio. Os destinos também variam entre aldeias indígenas, igrejas históricas e plantações de frutas.

De agosto a dezembro, quando o vento nordeste sopra em Trancoso, pode-se considerar a “estação do Kite & windsurfing” no local. Moradores aproveitam essa estação o máximo que podem e turistas sem equipamento são mais do que bem vindos a alugá-los na vizinha Arraial D’Ajuda.

Os adeptos do snorkling devem fazer essa conta: Trancoso tem 16km de costa. Isso significa paraíso para os amantes do mergulho, que têm oito surpreendentes praias e inúmeros recifes de corais para explorar. As melhores praias para a prática desta atividade são: Nativos, Coqueiros, Itapororoca e também a privativa Patimirim.

Sempre bem-vindos a jogar, embora eles possam querer estar certos de suas habilidades antes de desafiar os jogadores locais, que não mostram misericórdia para com ninguém.

Já que hoje em dia nenhum paraíso tropical parece completo sem um campo de golfe, Trancoso oferece um que é verdadeiramente espetacular. O campo de golfe Terravista paira sobre o oceano em cima de falésias a 12 km de Trancoso. Ele afirma ser o primeiro campo do Brasil com grama TifEagle em todos os 18 greens, abrindo o caminho para tacadas precisas e rápidas. Carrinhos de golfe estão, naturalmente, disponíveis para aluguel.”